ASN AL
Compartilhe

Empresária e dentista, Elisângela Cordeiro desenvolve perfil de liderança com apoio do Sebrae

Ela fez Empretec e outros cursos da instituição para encarar os desafios de liderar uma empresa
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Liderar é um desafio. Seja uma equipe grande ou pequena, essa missão se torna ainda maior quando a empreendedora precisa se dedicar à gestão de pessoas e às finanças da empresa. Este é o caso de Elisângela Cordeiro, dentista e empresária da clínica odontológica Odonto Cis (@odontocismcz), que fica no bairro da Santa Amélia, em Maceió.

Trabalhando com todas as especialidades odontológicas, a clínica conta com seis colaboradores liderados por Elisângela, que no início da empresa não tinha experiência com gestão empresarial e liderança. Ela aceitou essa nova função após a saída da sócia, e mergulhou de cabeça nas capacitações.

“Sou realizada como dentista. Sobre ser empreendedora e líder, caí de paraquedas na gestão da clínica. Nada é por acaso. Quem fazia esse papel era a minha sócia que saiu. Como estou o dia inteiro aqui, peguei essa responsabilidade para mim. Gosto muito e me dedico bastante a essa parte, fazendo cursos e sempre buscando desenvolver o empreendedorismo, a liderança. Fiz muitos cursos do Sebrae, como o Empretec em 2016”, afirma.

Foi justamente em meados de 2016, após participar do Seminário Empretec, que começou a receber consultorias do Sebrae e não parou mais. A metodologia do Empretec, que é da Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada no Brasil pelo Sebrae, visa o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor, bem como a identificação de novas oportunidades de negócios.

A empresária agradece ao Sebrae pelo apoio nesta caminhada de transformação em uma líder empreendedora. “O Sebrae para mim é referência, é base e ajuda bastante com esses cursos, mentorias, palestras e demais capacitações que estimulam a liderança. Fiz o Empretec e serei eternamente grata. O Sebrae foi o meu começo e está sendo o caminhar da minha gestão”, ressalta Elisângela.

E após se transformar na líder da empresa?

Depois de viver na pele a experiência de se transformar em uma líder de empresa, Elisângela revela que a luta, agora, é cuidar das finanças do negócio. “O maior desafio é manter as contas em dia, até sem ter capital de giro. O desafio é ‘rebolar’ para manter os compromissos em dia e a clínica funcionando da melhor maneira possível, mesmo quando a demanda cai. Sou muito criteriosa nisso e em questões como biossegurança e atendimento ao cliente”, frisa.

Para dividir bem as tarefas e continuar liderando, Elisângela também destaca que buscou inovar participando de três ciclos do Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI), realizado pelo Sebrae e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A participação no ALI também contribuiu para que a empresária desenvolvesse um senso crítico em relação à capacitação dos colaboradores.

“Já fiz algumas capacitações com os liderados nos ciclos do ALI em que participamos. Sempre olhamos bem para os nossos colaboradores, mas ainda não está sendo da forma que quero e da forma que deveria ser feita. Este é um aspecto que ainda me cobro bastante”, enfatiza.

Sobre o futuro, Elisângela Cordeiro conta que este ano será um ano de mudanças para a Odonto Cis. “Esse começo de ano tem sido difícil, mas já estou me movimentando, revendo alguns processos na clínica para gerar mais lucro. Precisamos passar por algumas mudanças. Um negócio que já existe há 18 anos não pode parar. Já defini que este ano será, definitivamente, o ano da mudança”, finaliza.

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito: (82) 99162-5416