Levando mais conhecimento sobre empreendedorismo, liderança feminina, inteligência emocional e habilidades pessoais para mulheres empreendedoras durante as celebrações do Mês da Mulher, o Sebrae Alagoas realizou no início da semana, na terça-feira (15), o Seminário ‘Elas Fazem História’. O evento contou com a palestra da empresária, produtora rural e defensora do agro brasileiro, Camila Telles (@caamilatelles).
Comunicadora, formada em Relações Públicas com especialização em Marketing Estratégico, Camila Telles tem atuado no combate à desinformação em relação ao agronegócio, desmentindo fake news com vídeos publicados que têm mais de 1 milhão de visualizações, atingindo também o público que não tem convívio com o setor.
Durante o evento, Camila abordou temas focados na mulher que lidera e trabalha em negócios no campo, contando um pouco sobre sua trajetória e o quanto a voz da mulher é importante para valorizar o agronegócio local.
Palestrante desde 2015, Camila Telles se baseia em pesquisas e artigos de instituições como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para lutar contra a desinformação.
No seminário, ela falou sobre sua formação como produtora rural, relações públicas e como sócia-fundadora da Hortaria, que leva verduras e legumes frescos da fazenda da família direto para a casa dos consumidores.
Segundo a palestrante, a sua participação no seminário também serviu como fonte de conhecimento e aprendizado, já que pôde conhecer histórias de mulheres alagoanas.
“Muito feliz em ter conhecido mais esse cantinho desse Brasil maravilhoso. Aqui, conheci mulheres incríveis que são referência e exemplo para todas as produtoras rurais do país. Foi muito bacana poder compartilhar um pouquinho da minha experiência e, mais do que isso, poder aprender muito mais. Quero poder voltar sempre. Alagoas me abraçou”, revela Camila.
A analista da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, Érica Pereira, destaca que Camila mostrou algumas das possibilidades para que a produtora rural alagoana tem para se comunicar melhor e se empoderar diante de suas atividades.
“As mulheres presentes se sentiram muito representadas nas falas trazidas por Camila como a tripla jornada, na precificação dos produtos e no correr atrás daquilo que você acredita. Outro momento bem interativo da palestra foi quando abrimos espaço para perguntas. Tivemos muitas trocas de experiências entre as participantes e a palestrante, além de algumas falas de agradecimento ao trabalho que o Sebrae vem desenvolvendo para o público na linha do empreendedorismo feminino”, finaliza Érica.
Empreendedoras do Agreste
Entre as participantes do evento estava Willaneide Brito, representante da Cooperativa Cheiro da Terra, do município de Igaci. Ela destaca o quanto a participação no seminário foi importante como ‘combustível’ para seguir empreendendo e estimulando outras mulheres.
“Participei representando as mulheres da minha comunidade que não puderam participar. Esse evento foi maravilhoso e muito importante para o desenvolvimento da mulher e seu protagonismo. Esse acompanhamento do Sebrae é fundamental e nos incentiva. O Sebrae acredita no trabalho e no potencial da mulher daqui. Participar do seminário me incentivou ainda mais a seguir em frente sem importar com os obstáculos. Nos fez lembrar que temos força e parceiros que acreditam em nosso potencial”, afirma Willaneide.
Outra participante foi Dayana dos Santos, empreendedora da comunidade quilombola Alto da Madeira, do município de Jacaré dos Homens, que também falou sobre como o seminário lhe ajudou. “A minha experiência no evento foi maravilhosa, despertou o empoderamento em mim e nos negócios. Sou de uma comunidade quilombola, participo das Dandaras, do Projeto Rural Sustentável (PRS) Caatinga e gosto de participar de diversos eventos. Esse seminário de hoje despertou demais o meu conhecimento e da minha comunidade, me fazendo ver que posso empoderar outras pessoas”, enfatiza Dayana.
Segundo a analista da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Arapiraca, Aline Cabral, o seminário reforçou a história das mulheres do agro local e a força da mulher como dona de casa, mãe, esposa e dona do seu próprio negócio. A analista também destacou que a palestra de Camila mostrou como a mulher pode se reinventar em seu setor, tornando o negócio mais rentável e crescente a partir da utilização de estratégias de inserção do produto em pontos de vendas estratégicas e marketing.
“A palestrante contou sua história como também sua atuação como empresária no ramo do agro, os desafios que ela enfrentou no começo pra fazer o negócio dela, como viralizou nas redes sociais e suas estratégias de marketing como diferenciais do seu negócio”, conclui.