Seguindo com a programação exclusiva preparada para o Mês da Mulher, o Sebrae Alagoas realizou, na semana passada, dia 16, dentro da programação do ‘Empodera Ela’, no Parque Shopping Maceió, a palestra ‘Posicionamento Digital para Mulheres Empreendedoras’. O tema foi ministrado pela advogada, jornalista e especialista em marketing digital, Meline Lopes.
Ela iniciou a palestra relembrando sua trajetória na vida profissional e como cada experiência (até na infância, quando brincava de apresentadora de telejornal) foi importante para que ela se tornasse referência quando o assunto é posicionamento digital para mulheres.
O sonho de infância se tornou realidade e Meline chegou a apresentar telejornais e programas de TV, passando por empresas de comunicação em Alagoas, Pernambuco e Amazonas. Nesse tempo, também descobriu seu ‘talento’ para o Direito, fazendo com que a jornalista também buscasse formação na área. Mas foi após se tornar analista do Sebrae Alagoas que Meline descobriu que poderia transformar vidas.
“Na Feira do Empreendedor de 2017, aceitei o desafio de apresentar palestras no evento. Fiz até especialização em marketing. Nessa feira, os colaboradores puderam falar de suas expertises. Apresentei uma palestra sobre oratória e marketing pessoal. Esse foi o grande divisor de águas. Quando terminei a palestra, uma moça falou que eu havia mudado a vida dela, mas, mal sabia ela que foi ela quem mudou a minha naquele momento ´ ´, lembra.
De olho nas oportunidades, a palestrante começou a buscar mais conhecimento sobre ‘Personal Branding’, isto é, a estratégia utilizada para criar presença e autoridade, influenciando determinado grupo através da própria história e atitude, aspecto fundamental para o posicionamento digital.
“O nosso gestual, as roupas que vestimos, a forma como nós andamos, a forma como a gente se impõe, o tom de voz. Todos esses elementos contam para o posicionamento. A marca pessoal também é a sensação que a gente transmite ao chegar e ao sair de um lugar. As pessoas pouco pensam nisso como um ativo para o mercado. O posicionamento é fundamental para que possamos ser vistas e lembradas não somente agora, mas também daqui a alguns anos”, destaca Meline.
Ela ressaltou que a mulher deve levar em consideração, como parte do posicionamento, a forma que ela quer ser vista no futuro, elencando, de fato, alguns pontos que a mulher precisa ajustar para melhorar sua marca pessoal ou de seu negócio. Segundo Meline, é preciso que a empreendedora busque ser autoridade dentro do mercado em que atua.
“Para ser vista como autoridade, é preciso postar todos os dias nas redes sociais? Sim, é preciso. Mesmo com vergonha, ela tem que fazer vídeos. Se não fizer, não vai vender. Se você não fizer, a sua concorrente está fazendo, está se posicionando antes de você. Se possível, dê entrevistas, apresente palestras gratuitas e escute o feedback das pessoas”, pontua Meline.
Mais dicas
Durante sua palestra, Meline deu algumas dicas para que as empreendedoras possam se posicionar digitalmente:
– Faça um plano de ação;
– Defina o seu marketing, sua identidade visual;
– Conheça bem o seu cliente;
– Defina suas personas (personificação do cliente ideal);
– Busque o seu nicho;
– Esteja onde o público está.
Meline Lopes ainda abordou conceitos de nicho e posicionamento, ressaltando que é preciso paciência para ter resultados após definir bem essas características da empresa. “Fixar o posicionamento requer tempo e bastante disciplina. É educar sua audiência dia após dia. Não tenha medo de inovar, independentemente do tamanho do negócio ou meio em que divulga a empresa. Definir o nicho e comunicar o posicionamento são pontos essenciais para a sua sobrevivência. O nicho é uma escolha estratégica da porta para dentro. O posicionamento é como eu quero que as pessoas me vejam no mercado. Nichei, defini, então agora eu vou falar com essas pessoas. Isso é se posicionar”, finaliza.
A analista da Unidade de Soluções e Inovação e gestora do programa Sebrae Delas, Érica Pereira, destaca a importância de ofertar esse tema para as empreendedoras. “É uma forma de mostrar como as empreendedoras podem se utilizar das redes sociais que, com a pandemia, passaram a ter ainda mais acesso das pessoas. Muitas vezes, elas não sabem bem como postar ou que tipo de conteúdo pode ser utilizado e a Meline veio ajudar em questões assim. Além disso, as participantes também podem procurar o Sebrae depois para consultorias nessa área”, conclui.