ASN AL
Compartilhe

Professores de escolas públicas são finalistas nacionais do Prêmio Sebrae Educação Empreendedora

Finalistas desenvolveram projetos em escolas dos municípios de Teotônio Vilela, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Alagoas conta com três finalistas na etapa nacional do Prêmio Sebrae Educação Empreendedora, que terá a cerimônia de premiação no próximo dia 12 de abril, em São Paulo, durante o Bett Educar 2022, maior feira internacional de educação da América Latina. A premiação busca reconhecer, destacar e valorizar os professores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras entre seus alunos.

Entre os 50 finalistas de todo o Brasil estão três professores de escolas alagoanas. Na categoria Ensino Fundamental 1 – Anos Iniciais, a professora Maria Vera dos Santos Silva é uma delas, com o projeto ‘Reutilização de resíduos líquidos: sabão ecológico’, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral Professora Vera Lúcia da Silva, de Teotônio Vilela.

O projeto nasceu a partir de uma comissão criada por alunos para analisar questões como meio ambiente e qualidade de vida, conscientizando alunos e a comunidade sobre o descarte correto do óleo de cozinha, além de desenvolver comportamentos empreendedores em alunos e seus familiares. A partir de coleta do óleo reutilizado, os alunos participaram de oficinas para a produção do sabão ecológico, que passou a ser utilizado na própria escola e vendido na feira sustentável criada pelos estudantes.

“O projeto impactou bastante a comunidade, trouxe benefícios financeiros e sociais para as famílias que mais precisavam e ainda contribui com o meio ambiente. Que nós possamos ser contemplados nessa final para sensibilizar toda a população do município e toda a rede de ensino para despertar o empreendedorismo em outros estudantes. Fiquei muito feliz quando soube que seríamos finalistas. Foi um sentimento forte e inexplicável”, pontua.

Na categoria Ensino Fundamental 2 – Anos Finais, a professora Márcia Ferreira Silva emplacou o projeto ‘Água, cada gota conta: da captação ao reuso’, da Escola Municipal Vereador Eloi Barbosa’, de Palmeira dos Índios. Na etapa estadual, Márcia falou sobre o sentimento ao ser escolhida para representar o estado.

“Isso foi como um exame para o meu coração. Passei por essa prova e vi que ele está bom. Sou grata à toda a equipe da escola, à toda Palmeira, à equipe do Sebrae e aos que acreditam na escola do campo. Lá, também podemos dar um ensino de qualidade. Nós podemos, sim, ofertar uma educação de qualidade às nossas crianças, que muitas vezes até trabalham na roça ajudando os pais. Nós professores batalhamos todos os dias para que a escola do campo seja cada vez melhor”, destaca.

Na categoria Ensino Profissional, o finalista será o professor Jacques Fernandes Santos, com o projeto ‘Minha Vida é um Negócio!’, do IFAL Campus Santana do Ipanema. A iniciativa uniu mais de 30 micro e pequenas empresas do Sertão, ajudando a garantir cestas básicas e computadores para os alunos. A iniciativa também ofereceu orientações sobre como desenvolver e otimizar negócios em plataformas digitais, principalmente via redes sociais.

“É maravilhoso perceber que nossos resultados estão sendo reconhecidos pelo Sebrae e que todo o esforço valeu muito a pena. As expectativas para a etapa nacional são as melhores. Nós acreditamos muito no potencial do projeto. Já estivemos na última edição do prêmio representando Alagoas na Etapa Nacional, ou seja, somos bicampeões. A vitória de Alagoas na Etapa Nacional ainda não veio, mas estamos certos de que este ano nosso estado será reconhecido com o melhor projeto de educação empreendedora”, conclui o professor.

De acordo com a analista de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Sílvia Chamusca, enquanto gestora, a notícia de ter três finalistas alagoanos na etapa Nacional foi motivo de comemoração, sobretudo ao lado de outros interlocutores da Educação Empreendedora nas agências do Sebrae, como os analistas Antônio Carlos, Luciana Gomes, Aline Canabarra e Aline Cabral, que se envolveram e participaram de todo processo do prêmio em Alagoas.

“Nós acreditamos que poderemos ganhar a etapa nacional em pelo menos uma das três categorias. Temos excelentes histórias e se não ganharmos, já nos consideramos vencedores, pois nosso estado demonstrou a importância que dá a Educação Empreendedora, e em todos os relatos encontramos resultados de ações do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae em Alagoas”, finaliza.