Como forma de se aproximar mais, conhecer novas demandas, compartilhar informações e aprimorar o relacionamento com consultores e instrutores das empresas credenciadas, o Sebrae Alagoas realizou, na manhã da última segunda-feira (11), em sua sede, um café da manhã com este público. O evento foi marcado por palestras, dinâmicas e troca de informações sobre editais vigentes, como o de Mercado, Sistema de Gestão de Fornecedores (SGF) e Sebraetec.
De acordo com o diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, a aproximação com esses consultores contribui para que eles auxiliem o Sebrae na missão de construir um ambiente mais propício para as pequenas empresas, para as pessoas e, consequentemente, de menos desigualdades, menos pobreza e informalidade.
“Para nós, eles são fundamentais. A sociedade precisa muito de nós [Sebrae]. A nossa responsabilidade é muito grande. Por isso, é fundamental refletirmos como iremos nos relacionar com os nossos clientes e entendermos os mecanismos para resolver alguns de seus problemas nos negócios. Além disso, devemos ficar cada vez mais integrados para levar as melhores soluções para as pequenas empresas alagoanas”, ressalta Marcos Vieira.
O diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, destacou a importância de momentos assim para estreitar o relacionamento e deixar os credenciados alinhados no nível estratégico e mais objetivo para o enfrentamento de desafios e para a transformação que o Sebrae deseja para as micro e pequenas empresas alagoanas.
“A ideia é dar continuidade a esse relacionamento. Esta é uma palavra-chave para o Sebrae. Temos trabalhado pela perspectiva de construir relacionamentos e a grande maioria deles acontece através dos consultores das empresas credenciadas. Eles são parte fundamental da cadeia de relacionamentos estabelecida pelo Sebrae Alagoas. Relacionamento remete à conexão, interação, confiança e propósito comum, e esse momento nos coloca na mesma página”, pontua.
Segundo a gerente da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, Liza Bádue, a aproximação com os credenciados, sobretudo após um longo período de contato apenas de forma virtual por conta da pandemia, é cada vez mais importante, principalmente para trabalhar questões, como a experiência do usuário, ou User Experience (UX), buscando ofertar a melhor experiência para o cliente e para o credenciado.
“Criamos esse momento para abordar o que o Sebrae espera deles e ouvir as necessidades de cada um, com isso, iremos apresentar um plano de ação no próximo café da manhã, trazendo os resultados do que será solicitado por eles e, principalmente, fazê-los entender que essa relação Sebrae, cliente e eles tem que ser feita da melhor forma possível. Para isso, precisam entender que o Sebrae passa por uma revolução de atendimento, de postura”, lembra.
Um dos fornecedores participantes foi o sócio da Agência Mescla, Sávio Carnaúba, que também é consultor do Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI). Ele falou sobre a importância do espaço que o Sebrae dá para que os credenciados possam ser ouvidos.
“É crucial para melhorar ainda mais a comunicação entre o Sebrae e os consultores das empresas credenciadas. Isso faz com que o Sebrae possa promover esse acesso para que nós possamos conhecer o que o Sebrae pensa, quais as estratégias e, consequentemente, como as micro e pequenas empresas que são atendidas possam ser impactadas. O alinhamento entre as partes é muito importante principalmente nesse ano desafiador em que a pandemia ainda existe. Isso requer uma necessidade maior de convergir ainda mais”, conclui.
Palestra e dinâmica
O evento seguiu com a palestra ‘LGPD na prática: do planejamento à execução’, ministrada pelos advogados Gustavo Henrique Gonçalves Nobre, sócio e CEO do Escritório FRLN Advogados, e outro membro do escritório Bruno de Lima Acioli, escritório credenciado ao Sebrae Alagoas.
Na palestra, eles abordaram questões ligadas à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018, e o tratamento de dados dos clientes, destacando os sujeitos da LGPD, os seus princípios e os direitos criados para os titulares de dados, como os clientes e fornecedores do Sebrae.
Por fim, para ouvir os consultores e demais credenciados e fornecedores, a analista da Unidade de Marketing e Comunicação (UMC) do Sebrae Alagoas, Myrna Pessoa, realizou uma dinâmica abordando propósito e mindset.