ASN AL
Compartilhe

Sebrae oferta workshop sobre prototipação e cultura maker no Startup Day

Evento trouxe noções e técnicas de prototipacão, o uso de impressora 3D e as etapas iniciais de elaboração, modelagem e até a confecção dos produtos finais
Por André Paschoal, estagiário
ASN AL
Compartilhe

O Sebrae Alagoas ofertou aos participantes do Sebrae Startup Day 2022 o workshop “Experimentando Técnicas de Prototipação”, neste sábado, dia 21. Realizado no Espaço Maker do evento, o workshop trouxe noções e técnicas de prototipacão, o uso de impressora 3D e as etapas iniciais de elaboração, modelagem e até a confecção dos produtos finais. Além disso, também foi abordada a importância e aplicação da cultura maker para o empreendedorismo.

O Workshop foi ministrado pelos facilitadores do Fab Lab de Recife Leandro Agra, biólogo e entusiasta de tecnologia, e Peu Carneiro, arquiteto, e Mandy Souza, designer. O Fab Lab é uma rede mundial criada no MIT com milhares de filiais pelo mundo, sendo a de Recife a primeira da região Nordeste.

Durante a oficina, os participantes conheceram as ferramentas presentes no Fab Lab do Sebrae, que inclui três modelos de impressoras 3D, cortadoras a laser e estilete e máquinas de esculpir. Também foram exibidos produtos criados através dessas ferramentas, indo desde pequenas miniaturas de personagens de desenhos animados até uma réplica realista de crânio de dinossauro reproduzido a partir de um crânio real.

No workshop também houve espaço para testar a criatividade e as habilidades manuais dos participantes, que criaram protótipos usando os mais diversos materiais, como linha, tintas e papelão. Noções de processo criativo e identificação de problemas também foram ofertadas.

A facilitadora Mandy Souza comenta que a prototipação é fundamental para a sintetização de uma ideia e para a identificação de erros em um estágio inicial de um projeto. Segundo ela, “o erro vai fazer parte do processo criativo. Para um negócio ser inovador, ele com certeza passou por erros, e a melhor hora para se errar é justamente nessa fase de protótipo. Se uma imagem vale mais que mil palavras, um protótipo vale mais que mil reuniões”.

Peu Carneiro espera que a metodologia da prototipação passe a fazer parte do cotidiano dos empreendedores envolvidos no workshop. “O que a gente quer passar aqui são as possibilidades da prototipação, a metodologia que ela traz e como enriquece nos processos das empresas e dos negócios”, afirma Peu.

Segundo a analista da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae, Danúbia Dantas, o Sebrae buscou a aproximação com o Fab Lab de Recife devido aos envolvidos terem familiaridade com o maquinário presente no Espaço Maker. Outro fator é a experiência no setor, de maneira a promover a troca de conhecimento e ajudar a atrair o público empreendedor para o Sebrae.

Danubia também informa que o Espaço Fab Lab está aberto para os que participaram do workshop ou que possuem interesse no assunto. “Este espaço colaborativo, disponível para quem quer empreender ou que já tem algum negócio, que tem alguma ideia nova e quer testar. Se o empresário vier com uma ideia, nós vamos orientar nesse momento de implementação. Vamos ajudar na impressão dos protótipos, usar as máquinas de corte e oferecer capacitações sobre o mercado” afirma Danubia.