Empreender é um exercício diário de resistência, mas para a sertaneja Ítala Kelma, é também uma questão de sobrevivência e amor-próprio. Ela trocou a segurança e o reconhecimento em sua terra natal, Delmiro Gouveia, pelas incertezas das avenidas movimentadas de Maceió. Após 10 anos de uma história de sucesso validada por moradores e, até, celebridades, ela pegou as filhas e um cooler cheio de sanduíches naturais para seguir em direção a um sonho que não cabe em uma caixa térmica. E assim, a Natural’s Mix inicia um novo capítulo na capital alagoana.
A história começou em 2016, sob o sol forte e as altas temperaturas no sertão alagoano. Enfrentando o preconceito e muitos “nãos” no início da trajetória, a empreendedora ouviu muitos comentários maldosos sobre o peso dela. “Eu saía para vender sanduíches de porta em porta e sofria muito bullying. Diziam que como eu era gorda, meus sanduíches não eram saudáveis”, relembra. Mas, em vez de desistir, ela continuou batendo nas portas, até que elas finalmente se abrissem. Para isso, ela adotou uma estratégia de marketing de guerrilha: abordar celebridades que visitavam a região para que elas divulgassem seus produtos.
O primeiro “sim” veio de Xand Avião, que durante uma passagem por Delmiro Gouveia para fazer um show, provou o sanduíche e gravou um vídeo que fez as vendas explodirem. Ousada e confiante, a empreendedora abriu mão da oportunidade de tirar uma foto com o artista e propôs que ele, se gostasse dos sanduíches, gravasse um vídeo falando sobre a marca. “Fiz isso porque tinha certeza de que ele iria gostar”, conta.
Com a mesma estratégia, ela conseguiu que seu sanduíche chegasse até o influencer Carlinhos Maia, e o resultado foi ainda melhor. Ele gostou tanto que mandou um helicóptero buscar mais na casa que Kelma morava, em Delmiro. A chegada da aeronave viralizou nos grupos e foi assunto na cidade. “Se na época, as vendas já estavam bombando, aí estourou a boiada”, afirma a empreendedora, sobre a trajetória que também provocou mudanças na sua vida pessoal.

A virada de chave
A fama fez os sanduíches Natural’s Mix se tornarem presença constante em postos de gasolina, lanchonetes e quiosques da cidade, enquanto Kelma seguia vendendo de porta em porta também no comércio e em empresas. Uma das clientes, atendente em um consultório de um nutricionista, passou a insistir que ela se consultasse com o profissional.
“Na época, eu já tinha feito várias coisas para emagrecer, mas nada tinha dado certo. Mesmo sem acreditar muito, fiz a consulta com o nutricionista e acabei nem fazendo a dieta direito. Só fui para o retorno, três meses depois, porque essa minha cliente insistiu muito. Ele disse uma coisa que mudou a minha vida. Após eu dizer que tenho duas filhas, ele perguntou se eu estava preparando alguém para cuidar delas, porque se eu seguisse como estava não iria acompanhar o crescimento delas” relata.
As palavras fortes foram uma virada de chave na vida de Kelma, que pouco depois criou um projeto, que funcionava como grupo de apoio que ajudou mais de 200 mulheres a perder peso. Na época, a empreendedora havia eliminado 30kg, mas o projeto parou em 2023, época em que ela passava dificuldades pessoais por conta do fim do casamento.
Recomeço do zero na cidade grande
Com o fim do ciclo pessoal, ela sentiu que Maceió era o novo horizonte necessário para dar mais conforto à família, mudança que aconteceu em dezembro de 2025. A falta de uma rede de apoio e o desafio de ser uma desconhecida em uma cidade grande fez a empreendedora perder momentaneamente o ânimo. “Janeiro chegou e as contas também. Eu não tinha outra saída a não ser tomar coragem e começar”, declara.
Kelma montou sua mesa e cooler na frente da academia Bluefit, na Ponta Verde, e os primeiros dias foram mais difíceis do que ela imaginava. No segundo dia, ela vendeu apenas um sanduíche durante todo o dia. Nessa hora, o medo e o arrependimento chegaram, mas foram vencidos por uma rede de solidariedade formada por velhos e novos amigos.
“Costumo dizer que o papai do céu gosta muito de mim e, no momento das dificuldades, coloca anjos no meu caminho. Logo que cheguei à academia, encontrei dois conterrâneos, o Waguinho e o Wesley e conheci também o Tácio. Os três trabalham lá. Não gosto de chorar na frente dos outros, mas eu fiquei muito triste, achando que não daria certo. Tácio percebeu e me deu muita força, porque eu já estava pensando em desistir de tudo. Eles também me ajudam divulgando meus sanduíches entre os alunos deles e colocando nas redes sociais. E foi uma surpresa quando Domingos Braga, da Trakto Show, apareceu para comprar meu sanduíche e postar no instagram. Ele soube que eu vim para Maceió e, mesmo chovendo muito na hora, fez questão de me prestigiar”, conta.

Aos poucos as vendas estão melhorando e Kelma tem estratégias traçadas para conquistar o mercado maceioense. Além de um uniforme, para ajudar a criar uma identificação da marca, ela pretende também adotar cartões-fidelidade e a fazer promoções diárias para atrair e fidelizar os clientes. “Todo começo é difícil mesmo, principalmente para mim, que deixei a minha zona de conforto e vim para a cidade grande só com minhas filhas, sem ter rede de apoio. Mas confio na qualidade e no sabor dos meus sanduíches e sei que é só uma questão de tempo e do meu esforço para conseguir me estruturar”, declara.
Os planos para o futuro contam também com a aquisição de um carrinho térmico, que vai dar mais liberdade para Kelma vender seus sanduíches. Para mais informações acesse a bio do Instagram: @naturals.mix
-
Anjos de farda: o empurrão do Sebrae na jornada
-
Nos bastidores dessa trajetória, o apoio institucional do Sebrae Alagoas foi constante. Antes mesmo da criação da Natural’s Mix, Kelma buscou orientação, capacitação e estímulo. Para ela, o suporte dos consultores do Sebrae foram decisivos para atravessar as dificuldades e agir com planejamento e confiança.
“Se não fosse o apoio do Sebrae, eu teria desistido na primeira dificuldade”, afirma. Com as consultorias, capacitações e palestras, a empreendedora aprendeu sobre identidade visual, rotulagem e marketing, que foram fundamentais para que ela conseguisse estabelecer a sua marca no Sertão e a se preparar para conquistar a Capital alagoana. “O Sebrae colocou muitos anjos na minha vida. Vítor Pereira, que na época trabalhava na Agência Delmiro, me mostrou que eu precisava criar uma identidade visual, depois o Fábio Rosa, que era o gerente da agência e a Lidyane Bezerra, foram essenciais para que eu chegasse até aqui”, ressaltou.
A analista Lidyane, que acompanha a empreendedora de perto, reforça esse papel inquieto e determinado. “Kelma sempre contou com o Sebrae em todas as fases de sua jornada. Desde o primeiro momento até a fase de buscar novos mercados na Capital, ela não hesitou em nos procurar. Participava praticamente de todos os eventos e era sempre uma das primeiras a chegar. Ela tem uma sede enorme de aprender e de fazer acontecer. Faça chuva ou faça sol, ela está seguindo adiante e criando suas próprias oportunidades”, destaca.
Com o mesmo bom humor e espontaneidade que marcam sua trajetória, Kelma não esconde o reconhecimento pelo apoio recebido ao longo dos anos. “Por onde eu ando, faço propaganda do Sebrae e faço questão de mostrar o quanto ele foi fundamental para mim durante esses anos”, relata, ao reforçar que o suporte recebido foi decisivo para atravessar desafios, manter o negócio de pé e acreditar que empreender também é um processo de aprendizado contínuo.

