ASN AL
Compartilhe

Parceria entre agro e turismo planta desenvolvimento e colhe inovação na cadeia produtiva no Sertão

Sebrae conecta a riqueza da produção rural à demanda por experiências turísticas para fortalecer identidade e economia local
Por Patrícia Bastos
ASN AL
Compartilhe

Quando um visitante decide desbravar o Sertão alagoano, o passeio pode até começar enchendo os olhos com a paisagem, mas é a vivência que torna a viagem inesquecível. A verdadeira experiência turística passa pela imersão cultural, que só é completa com a culinária de alma sertaneja. É no queijo coalho fresquinho, produzido na vizinhança, na carne de bode assada, ou no doce que tem gosto da receita de vó, que o destino ganha identidade, além de fortalecer a economia local.

Para que isso aconteça, empreendedores do ramo turístico e produtores rurais da região precisam se conhecer e se aproximar. É com o objetivo de costurar essa conexão que o Sebrae promoveu em Delmiro Gouveia, o evento Sertão de Oportunidades: Turismo e Agro em Negócios, com o claro objetivo de fazer com que o dinheiro gasto pelo turista circule na região, trazendo lucros tanto para o grande hotel como para a pequena propriedade rural. Na prática, é fazer com que pousadas, restaurantes e lanchonetes, ao invés de comprar insumos de outras regiões, negociem diretamente com os produtores locais, garantindo o frescor e a alma dos pratos preparados para os clientes e o escoamento da produção rural.

Encontro promoveu diálogo e integração entre agro e turismo para fortalecer a economia e a identidade do Sertão.

Plantando parcerias e colhendo desenvolvimento

Lidyane Bezerra, analista do Sebrae Alagoas e gestora da carteira de turismo na Agência Delmiro, destaca que essa integração vai além da simples transação de compra e venda, é a construção de uma marca territorial e um passo rumo à maturidade econômica da região. “Esse foi o primeiro encontro realizado com o objetivo de fortalecer a conexão entre dois importantes segmentos da economia local, e os resultados já apareceram. Durante o último encontro, ocorrido na semana passada, foi gerado um volume de negócios de R$55 mil. Para os próximos 12 meses, a previsão é que a ação gere mais de R$500 mil, recursos que passam a circular na economia local. Unir em um só lugar empresários e produtores rurais é dar oportunidade para a geração de novos negócios, valorização da produção local e fortalecimento da economia territorial”, afirma.

Para a analista, essa relação traz benefícios para todos, elevando a qualidade da experiência oferecida aos visitantes. “Para o turismo é uma oportunidade de oferecer experiências mais autênticas e cheias de identidade através da nossa gastronomia, dos produtos artesanais e da cultura local. Para o agronegócio é a chance de ampliar mercados e fortalecer a sua produção”, garante a gestora.

A “fome” de fornecedores locais

A iniciativa impacta diretamente empresários como Kelma Cabral, da Naturals Sanduíches Leves, que para manter a qualidade e o frescor dos seus produtos, precisou conseguir fornecedores de outros locais. “Atualmente compro alguns produtos de fora”, admite a empresária. A logística de trazer os insumos de locais distantes acaba afetando o preço final dos sanduíches que ela vende.

Nesta realidade, a iniciativa do Sebrae está alinhada aos valores da sua marca. “A ideia é maravilhosa porque a gente vai saber de onde está vindo e a procedência do produto, que não pode ser produzido com agrotóxicos. Além disso, estamos também ajudando os produtores locais, o que é importante para a economia da região”, explica Kelma.

Do outro lado estão empreendedores rurais como Ana Flávia Teixeira da Silva, proprietária da Oxente Muié Arretada, especializada na produção de queijos, doces e licores. Para ela, o turismo é o caminho para ampliar o mercado e tornar sua marca ainda mais conhecida. “A aproximação do turismo e do agro vai ajudar meu negócio porque transforma a minha produção em uma experiência vivida pelo cliente”, avalia.

A produtora detalha como essa visibilidade agrega valor ao seu trabalho, permitindo que ela mostre os bastidores da produção, algo que fascina quem vem da cidade grande. “Eu consigo mostrar de perto como os queijos são feitos, o cuidado com o leite, a tradição da minha família e a identidade da Oxente Muié Arretada. Isso aumenta o valor percebido dos meus produtos”, diz Ana Flávia.

Na prática, a conexão proposta pelo Sebrae abre um leque de oportunidades. “Gera novas oportunidades de renda com vivências, degustações e roteiros turísticos, além de fortalecer minha marca como referência de agro e cultura regional. O turismo ajuda a vender mais, fidelizar os clientes e divulgar meu trabalho de forma natural e positiva”, celebra a produtora.

Relação de ganha-ganha

Flávia Regina, analista do Sebrae e gestora da carteira do Agro em Delmiro Gouveia, é uma das grandes entusiastas dessa integração. Ela enxerga no evento uma oportunidade ímpar para que os produtores rurais ganhem visibilidade e transformem simples contatos em canais de venda reais, fortalecendo diretamente a renda de quem vive no campo.

A analista enfatiza que a iniciativa atende a uma demanda natural de mercado, onde a identidade do território se torna o principal atrativo. “O turismo busca experiências autênticas e nossos produtores têm exatamente isso para oferecer. Ao aproximar esses dois mundos, criamos novas oportunidades de negócio, ampliamos a visibilidade dos produtos locais e fortalecemos quem vive e produz no campo. É uma conexão que inspira, gera valor e faz a região crescer junto”, afirma.

De acordo com Flávia, o evento é apenas o ponto de partida desse relacionamento. A meta é seguir apoiando esses clientes com as soluções do Sebrae, garantindo que estejam tecnicamente preparados para as exigências da cadeia produtiva. Com o suporte contínuo, a tendência é que esses segmentos se fortaleçam mutuamente, consolidando esse encontro como um marco para a economia da região.

-

Conexão AgroTur

Para garantir o vínculo duradouro entre as duas cadeias produtivas, Lidyane Bezerra preparou uma estratégia de continuidade, a plataforma Conexão AgroTur, que já está disponível para os participantes do evento.

Desenvolvida para solucionar o gargalo relatado por empresários como Kelma, a dificuldade de encontrar fornecedores locais, a plataforma funciona como um catálogo digital robusto, com informações sobre os produtores rurais, seus produtos e seus contatos, que vai servir de vitrine onde hotéis, pousadas e restaurantes poderão consultar a qualquer momento.

Inicialmente a Conexão AgroTur vai reunir os participantes do Sertão de Oportunidades, mas a base de dados deve ser alimentada em breve com as informações de outros produtores atendidos pelo Sebrae. A intenção é que em 2026 esse ecossistema esteja ainda mais complexo e rico.

“Para o próximo ano, a nossa expectativa é ampliar ainda mais esse movimento. A proposta é repetir o encontro, visando expandi-lo para incluir guias de turismo, operadoras, agências de viagens e artesãos. Assim, vamos conectar ainda mais os elos da cadeia turística, enriquecendo a oferta do destino”, projeta Lidyane.

Ao final do dia, o Sertão de Oportunidades prova que o desenvolvimento econômico sustentável brota da própria terra, bastando apenas que as mãos certas se encontrem para cultivá-lo.