ASN AL
Compartilhe

Sebrae Alagoas reforça conexão entre turismo e artesanato e prepara avanço do setor em 2026

Encontro Integratur apresentou resultados de 2025, alinhou estratégias e ampliou articulações para fortalecer destinos em todo o estado.
Por Vicente Silva**
ASN AL
Compartilhe

O Sebrae Alagoas promoveu, nos dias 11 e 12 de dezembro, a segunda edição do Integratur, um encontro estratégico que reúne gestoras de turismo e artesanato para alinhar ações e construir novas diretrizes para o fortalecimento do setor. A iniciativa dá continuidade ao primeiro encontro, realizado em Arapiraca, e já nasce com o propósito de se tornar permanente, com reuniões trimestrais em diferentes regiões do estado.

Com foco no fortalecimento da rede de turismo em Alagoas, o Integratur reforça o papel do Sebrae Alagoas como articulador de parcerias e impulsionador de oportunidades para empreendedores e destinos turísticos. Os encontros surgiram como uma iniciativa voltada para ampliar e fortalecer as ações de turismo em todo o estado, criando oportunidades de melhoria e possibilitando a replicação de práticas bem-sucedidas em diferentes regiões.

Além disso, as rodas de conversa promovem alinhamento entre os gestores, troca de experiências, repasse de informações, resolução de gargalos por meio das habilidades individuais de cada analista e o fortalecimento da governança interna. “Nesses encontros, surgem diversas ideias e soluções “caseiras” que fortalecem nossa atuação na ponta e contribuem para a construção de práticas mais colaborativas e assertivas”, destaca a analista do Sebrae Alagoas, Amanda Pinto, que durante o último encontro do Integratur apresentou o plano tático para o turismo, elaborado pelo do Sebrae Nacional, o Polo de Experiência, que inclui site, novos produtos para os empresários e trilhas de capacitação; além do plano integrado das IGRs , novos roteiros e propostas para 2026.

Momento de apresentação e troca de conhecimentos, com foco em resultados de 2025, alinhamento de estratégias e planejamento das ações para 2026.

-

Para a analista do Sebrae Alagoas, Lidyane Bezerra, a ideia não é só fazer um encontro, mas fortalecer toda uma rede. “Turismo, mais do que qualquer outro setor, só acontece quando existe conexão, parceria e propósito compartilhado. Do acolhimento à cultura, da gastronomia aos serviços, o nosso trabalho também depende da união, da troca e do fortalecimento umas das outras”, destacou.

Ainda segundo Lidyane, a atuação conjunta amplia o impacto das ações e fortalece o posicionamento dos destinos atendidos. “Essa atuação integrada potencializa o turismo e o artesanato porque transforma esforços em força coletiva. A expectativa é que momentos como esse se repitam, reforçando a importância da atuação em rede, do alinhamento estratégico das nossas ações no estado e da ampliação da nossa capacidade de inovar nos territórios em que atuamos. Tudo isso visando promover uma melhor experiência para nossos clientes e fortalecer a nossa rede de parceiros”, completou.

O diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, destacou que o Integratur reflete a forma como a instituição atua no desenvolvimento do turismo no estado, com foco na integração, na colaboração e no planejamento estratégico. Segundo ele, ao reunir as equipes para compartilhar experiências, alinhar estratégias e analisar os territórios de forma conjunta, o Sebrae fortalece sua atuação como articulador, aproximando turismo e artesanato e promovendo soluções mais conectadas à realidade dos destinos e dos empreendedores. “Esse trabalho nasce da escuta, da troca e do comprometimento de cada analista, e nos deixa ainda mais preparados para planejar 2026 com ações qualificadas, parcerias fortalecidas e foco no desenvolvimento sustentável do turismo em Alagoas”, afirmou.

O gerente da Unidade de Competitividade Setorial (UCS), Henrique Soares, reforçou a importância da continuidade do Integratur como ferramenta de gestão e articulação regional. “Esse encontro consolida um modelo de trabalho mais colaborativo, que permite identificar necessidades reais dos territórios e construir soluções de forma conjunta. O turismo de Alagoas cresce quando fortalecemos laços, qualificamos nossas entregas e atuamos com visão integrada. O que estamos fazendo aqui é preparar o terreno para um 2026 ainda mais estratégico e conectado às demandas dos nossos destinos e empreendedores”, afirmou.

-

Programação e visita técnica à Usina Hidrelétrica Chesf

-

O Integratur foi dividido em dois momentos. No primeiro, a pauta foi voltada exclusivamente para o turismo, com apresentações, debates e alinhamento de estratégias. No segundo momento, o encontro foi dedicado ao artesanato, área que tem forte conexão com o turismo e representa uma importante cadeia produtiva para a economia criativa do estado.

A programação encerrou com uma visita técnica à Usina Hidrelétrica da Chesf, em Piranhas, um dos principais atrativos turísticos do município e referência para ações de turismo sustentável no Sertão alagoano. Ao final, o encontro consolidou os aprendizados de 2025 e norteará o planejamento do Sebrae Alagoas para 2026, com novos desafios, parcerias e estratégias voltadas à qualificação dos destinos e ao fortalecimento das atividades turísticas no estado.

Participaram do Integratur o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima; a gerente da Unidade de Gestão Estratégica (UGE), Ludmila Cruz; o gerente da agência de Delmiro Gouveia, Fábio Rosa; o gerente da Unidade de Competividade Setorial (UCS), Henrique Soares; as analistas Amanda Pinto, Camila Souza, Cristina Moreira, Lidyane Bezerra, Marina Gatto, Sidartha Reis, Susylane Ferreira, Vânia Britto; e a trainee Carolina Carioly.

A equipe do Sebrae Alagoas visitou a Usina Hidrelétrica da Chesf, em Piranhas, um dos maiores atrativos do Sertão.

-

**Sob supervisão