A ação do Programa Educação Empreendedora do Sebrae Alagoas deve impactar, em média, 20 mil alunos de todo o estado durante a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O principal objetivo é aproximar professores e gestores escolares das soluções voltadas ao empreendedorismo, oferecendo um kit com jogos lúdicos e amostras de metodologias inovadoras que podem ser aplicadas em sala de aula. A iniciativa teve início nesta segunda-feira (03) e segue até a próxima sexta-feira (07), no Centro de Convenções de Maceió.
A equipe do programa está presente com a van de atendimento Sebrae, recebendo grupos escolares previamente agendados. Ao longo da Bienal, a expectativa é atender cerca de 400 escolas, com 50 alunos por grupo, entregando ao professor responsável um kit pedagógico com materiais voltados para o Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio.
Entre as metodologias apresentadas estão os Quadrinhos Empreendedores do Futuro, que abordam conceitos de empreendedorismo, criatividade e protagonismo juvenil de forma lúdica e acessível, e o jogo Se Liga no Futuro, que estimula os estudantes a refletirem sobre desafios reais de suas comunidades e proporem soluções alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os materiais foram desenvolvidos para apoiar os professores no trabalho com competências empreendedoras, estimulando habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, empatia e trabalho em equipe. Além disso, os educadores estão sendo convidados a conhecer outras metodologias e recursos do Sebrae voltados à educação, disponíveis no ambiente digital do programa.
O professor de Artes do Colégio Cenecista, Bruno Santos, destacou a importância de incentivar a mentalidade empreendedora desde cedo. “Ao longo do ano realizamos diversas ações que mostram a importância dessa temática na escola. Abordamos desde os pequenos, para que cresçam com essa consciência, e assim ajudamos na formação de cidadãos mais preparados para os desafios da vida”, afirmou.
A Bienal Internacional do Livro de Alagoas é um espaço que impulsiona o cenário literário, cultural, artístico e social do estado, alcançando um público diverso, inclusive escolas de diferentes municípios.
“Essa é uma ação importante, porque estamos tendo contato com escolas que ainda não conhecíamos e conseguimos levar a mensagem da educação empreendedora para mais alunos. Muitos professores ficaram animados com o material e já comentaram que vão aplicar em sala de aula, isso é muito gratificante”, explica Maysa Damasceno, analista da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Alagoas.

Além da entrega dos kits, a equipe também está apresentando as metodologias educacionais desenvolvidas pelo Sebrae, reforçando o compromisso da instituição com o fortalecimento da cultura empreendedora nas escolas.
“Com essa ação, fortalecemos a presença institucional do Sebrae junto ao público educacional e reforçamos nosso papel como parceiro estratégico na promoção de uma educação mais inovadora e empreendedora. Também ampliamos a visibilidade do programa e consolidamos o Sebrae como referência no desenvolvimento de competências empreendedoras em estudantes e educadores de todo o estado”, destaca Renata Silva, analista da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Alagoas.

