ASN AL
Compartilhe

Sebrae leva Educação Empreendedora para a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Ação deve impactar cerca de 20 mil alunos e aproximar professores das metodologias inovadoras voltadas para o ensino do empreendedorismo.
Por Lílian Santos
ASN AL
Compartilhe

A ação do Programa Educação Empreendedora do Sebrae Alagoas deve impactar, em média, 20 mil alunos de todo o estado durante a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O principal objetivo é aproximar professores e gestores escolares das soluções voltadas ao empreendedorismo, oferecendo um kit com jogos lúdicos e amostras de metodologias inovadoras que podem ser aplicadas em sala de aula. A iniciativa teve início nesta segunda-feira (03) e segue até a próxima sexta-feira (07), no Centro de Convenções de Maceió.

A equipe do programa está presente com a van de atendimento Sebrae, recebendo grupos escolares previamente agendados. Ao longo da Bienal, a expectativa é atender cerca de 400 escolas, com 50 alunos por grupo, entregando ao professor responsável um kit pedagógico com materiais voltados para o Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio.

Entre as metodologias apresentadas estão os Quadrinhos Empreendedores do Futuro, que abordam conceitos de empreendedorismo, criatividade e protagonismo juvenil de forma lúdica e acessível, e o jogo Se Liga no Futuro, que estimula os estudantes a refletirem sobre desafios reais de suas comunidades e proporem soluções alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Professores e alunos conhecendo metodologias criativas que inspiram protagonismo e transformação nas escolas. Foto: Julio Vasconcelos

Os materiais foram desenvolvidos para apoiar os professores no trabalho com competências empreendedoras, estimulando habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, empatia e trabalho em equipe. Além disso, os educadores estão sendo convidados a conhecer outras metodologias e recursos do Sebrae voltados à educação, disponíveis no ambiente digital do programa.

O professor de Artes do Colégio Cenecista, Bruno Santos, destacou a importância de incentivar a mentalidade empreendedora desde cedo. “Ao longo do ano realizamos diversas ações que mostram a importância dessa temática na escola. Abordamos desde os pequenos, para que cresçam com essa consciência, e assim ajudamos na formação de cidadãos mais preparados para os desafios da vida”, afirmou.

A Bienal Internacional do Livro de Alagoas é um espaço que impulsiona o cenário literário, cultural, artístico e social do estado, alcançando um público diverso, inclusive escolas de diferentes municípios.

“Essa é uma ação importante, porque estamos tendo contato com escolas que ainda não conhecíamos e conseguimos levar a mensagem da educação empreendedora para mais alunos. Muitos professores ficaram animados com o material e já comentaram que vão aplicar em sala de aula, isso é muito gratificante”, explica Maysa Damasceno, analista da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Alagoas.

A equipe do Sebrae levando conhecimento, acolhendo professores e inspirando novas formas de ensinar empreendedorismo nas escolas. Foto: Julio Vasconcelos

Além da entrega dos kits, a equipe também está apresentando as metodologias educacionais desenvolvidas pelo Sebrae, reforçando o compromisso da instituição com o fortalecimento da cultura empreendedora nas escolas.

“Com essa ação, fortalecemos a presença institucional do Sebrae junto ao público educacional e reforçamos nosso papel como parceiro estratégico na promoção de uma educação mais inovadora e empreendedora. Também ampliamos a visibilidade do programa e consolidamos o Sebrae como referência no desenvolvimento de competências empreendedoras em estudantes e educadores de todo o estado”, destaca Renata Silva, analista da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Alagoas.