ASN AL
Compartilhe

Feito à mão e com alma: Conexão Delas empodera artesãs em Piranhas

Evento reforçou papel das empreendedoras como protagonistas do desenvolvimento econômico e cultural sertanejo
Por Patrícia Bastos
ASN AL
Compartilhe

O município de Piranhas foi palco de um encontro onde talento, tradição e empoderamento feminino se encontraram para inspirar e estimular empreendedoras da região. Mais do que um encontro de negócios, o Conexão Delas Artesanato, realizado na última semana, demonstrou que o valor do artesanato está em ser feito à mão e com alma, que expressa a força, identidade e sensibilidade do artesanato sertanejo. Promovido pelo Sebrae Alagoas, o evento foi um convite para que cada artesã reconheça em si mesma o poder e o propósito de redesenhar o próprio futuro.

Com a proposta de discutir a técnica, beleza e identidade cultural do design artesanal, o Conexão Delas contou com a participação da gestora estadual do Artesanato do Sebrae, Marina Gatto, que trouxe reflexões sobre o valor intrínseco das peças produzidas pelas artesãs, além de discutir formas para agregar autenticidade e competitividade dos produtos locais. Além da palestra, a programação contou com uma exposição de artesanato regional, que resultou em conexões e negócios.

“O Conexão Delas é super importante porque consegue conectar e atrair as artesãs para discutir tendências, design e a importância de empreender dentro do artesanato. É um espaço de sensibilização e também de orientação sobre como o Sebrae pode contribuir para que essas mulheres se qualifiquem, se desenvolvam e gerem renda com o que fazem”, ressaltou Marina.

A gestora acrescenta que levar o evento para diferentes regiões do estado têm sido uma grande experiência, pela oportunidade de conhecer outras realidades e produções ainda pouco conhecidas. “Fazer essas ações nas regionais, como foi em Arapiraca, Maceió e, agora, em Piranhas, é muito gratificante. A gente conhece as artesãs do local, descobre talentos e cria um ambiente de trocas de conhecimento, vivências e inspiração. Esse é o grande valor do Sebrae Delas, fazer com que as empreendedoras se enxerguem como protagonistas, e entendam que podem melhorar e se desenvolver dentro do artesanato”, ressaltou.

A analista do Sebrae, Marina Gatto, destaca o valor do fazer manual e o poder de empreender com identidade.

União que fortalece e inspira

Mais do que um encontro de negócios, o evento proporcionou momentos de conhecimento e fortalecimento coletivo. As participantes também puderam apresentar suas peças e trocar experiências sobre os desafios e as oportunidades de empreender no Sertão. Para a empreendedora Maria Francisca Araújo Gonçalves Cardoso, da marca Feito à Mão, a experiência foi um marco em sua trajetória.

“Ter participado do encontro Conexão Delas Artesanato foi uma experiência gratificante, que teve como proposta o fazer manual e que ajudou a criar laços e a nos fortalecer ainda mais. Foi incrível compartilhar vivências, risos e quebrar o silêncio. Espero que o Sebrae Alagoas promova mais momentos como esse”, declarou.

Ao longo de suas edições em Maceió, Arapiraca e no Sertão, o Conexão Delas se consolidou como um movimento de empoderamento feminino que vai além da capacitação técnica. É também um espaço de reconhecimento e autoestima, onde as mulheres de diferentes trajetórias descobrem o poder de empreender com criatividade e identidade. Para o Sebrae Alagoas, o objetivo é que cada participante saia do encontro com novas ideias, conexões e a certeza de que a união feminina tem resultados que vão além dos negócios, promovendo transformação social e pessoal.