Com a proposta de impulsionar e ampliar as transformações tecnológicas, digitais e ecológicas da indústria, a Jornada Nacional de Inovação da Indústria chegou a Alagoas nesta terça-feira (23). O encontro, realizado na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, contou com painéis, workshops e apresentações de empresas locais, reunindo inovação com identidade regional.
Alagoas foi o ponto de partida da etapa Nordeste da Jornada Nacional de Inovação da Indústria. A Jornada é promovida pelo Sistema Indústria (CNI, SESI, SENAI e IEL) em parceria com o Sebrae Nacional, e integra uma programação itinerante que já passou pelas regiões Sul e Centro-Oeste e vai percorrer as 27 Unidades da Federação até março de 2026, quando será concluída durante o 11º Congresso de Inovação da Indústria, em São Paulo.
A abertura do evento contou com a presença do superintendente do Sebrae Alagoas, Domício Silva, do diretor técnico do Sebrae, Keylle Lima, do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, José Carlos Lira de Andrade; do superintendente do Observatório Nacional da Indústria, Márcio Guerra; além do vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Alagoas, José Nogueira Filho.
“A Jornada mostra que a inovação não é mais um diferencial, mas uma necessidade estratégica para quem quer crescer. Quando unimos indústria, startups, instituições e pequenos negócios em um mesmo espaço, criamos pontes que fortalecem o ecossistema produtivo de Alagoas. O Sebrae tem o compromisso de apoiar o empreendedor em todas as etapas dessa transformação, seja na busca por soluções digitais, seja no caminho da sustentabilidade”, destacou o Superintendente do Sebrae, Domício Silva.
Para o Diretor Técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, inovar é pensar o futuro agora. “Essa Jornada traz um olhar prático sobre os desafios e oportunidades que temos em Alagoas, conectando grandes indústrias a pequenos empreendedores em torno da transição ecodigital. O Sebrae está aqui para orientar, apoiar e acelerar esse processo”, pontuou.
“Todos esses esforços se somam. Muitas vezes as empresas desenvolvem iniciativas isoladas e não sabem como avançar. A Jornada traz orientação, exemplos práticos e inspirações que ajudam a transformar ideias em inovação”, destacou José Nogueira.
-
Inovação com sustentabilidade
A Jornada tem como objetivo conectar empresas, startups, ICTs, governos e investidores em torno da transição ecodigital, a aliança entre sustentabilidade e transformação tecnológica, com foco em soluções regionais que possam ganhar escala nacional.
Na programação da manhã, os painéis abordaram desafios e oportunidades do estado nas áreas de transição ecológica, com apresentações da Nosso Mangue, Cooperativa Pindorama e Veolia/Braskem; e transformação digital, com cases da Hand Talk, Telesil e Solar Bebidas (Coca-Cola).
Mayris Nascimento, CEO da Nosso Mangue, negócio de impacto socioambiental com foco na recuperação, preservação e conservação dos manguezais, destacou o pioneirismo da empresa no mercado de carbono azul, voltado para áreas de manguezais. “Apresentamos o potencial de geração de créditos de carbono azul que o Brasil possui, sobretudo o Nordeste, com destaque para Alagoas. Estamos desenvolvendo um protocolo inédito de mensuração em áreas úmidas, algo pioneiro não apenas para o país, mas para toda a América Latina. Nosso objetivo é transformar esse conhecimento em oportunidades que unam preservação ambiental e desenvolvimento econômico”, explicou.

Inovação como estratégia de competitividade
No período da tarde, a programação seguiu com workshops sobre acesso a recursos financeiros, apresentando orientações práticas sobre editais, linhas de financiamento e estratégias para estruturar projetos inovadores em empresas de diferentes portes.
Para Alcides Soares, fundador da Amora, plataforma de gerenciamento de manutenção para hotéis, a Jornada reforça a importância da inovação como diferencial competitivo. “Alagoas é um estado pequeno, mas precisa gerar produtos e serviços de alto valor agregado. Reunir diferentes atores em torno da inovação nos ajuda a compreender os próximos passos e a nos posicionar como um estado mais competitivo, que gera emprego, renda e investe em ciência, tecnologia e inovação”, afirmou.

Danúnia Dantas, analista do Sebrae Alagoas, ressaltou que a Jornada trouxe um debate compartilhado entre grandes indústrias e pequenos negócios, com espaço aberto para escuta dos participantes. “Esse é um ponto de partida importante para mapearmos a realidade local, planejar novas ações e levar informações de forma direcionada. Queremos construir estratégias que realmente façam diferença, apresentando soluções já existentes e mostrando como o Sebrae pode apoiar de maneira mais efetiva. Mais do que falar de inovação, é sobre transformar na prática a realidade dos empreendedores e do estado”, concluiu.

