A comunicação tornou-se uma ferramenta fundamental para os empreendedores. Saber se expressar com criatividade, clareza e confiança contribui diretamente para a conexão com o público, fortalece a marca e impulsiona os negócios. Além disso, comunicar bem é essencial para quem deseja se tornar referência em sua área de atuação — inclusive como palestrante.
Um exemplo disso é Jonatas Lucas, empresário à frente da Leader in Company. Formado em Marketing, ele sempre teve afinidade com o desenvolvimento de pessoas. Há três anos, decidiu mudar de rumo: saiu de Caruaru (PE) e se estabeleceu em Maceió (AL). Pouco tempo depois, deixou o emprego para transformar sua paixão em negócio.
A partir dessa decisão, nasceu a Leader in Company — inicialmente chamada de Eleva Desenvolvimento —, uma empresa especializada em desenvolver líderes corporativos. Nos últimos dois anos, Jonatas participou ativamente de cursos, capacitações e programas, sendo destaque em diversas iniciativas, como o Empretec. Ele também integrou o projeto piloto “Palestrante Parceiro”, promovido pelo Sebrae Alagoas.
A proposta do projeto era formar um grupo de empresários referência em seus segmentos. A partir da trilha, Jonatas se tornou um dos instrutores do Sebrae Alagoas mais bem avaliados, atingindo 96 pontos no índice de satisfação dos participantes (NPS). “Iniciei um novo ciclo e o cumprimento de uma promessa na minha vida ao me tornar oficialmente consultor e instrutor de treinamentos e palestras do Sebrae Alagoas”, compartilha emocionado.
Você no Palco
-
Com o sucesso do projeto piloto, o Sebrae Alagoas lançou oficialmente o programa Você no Palco, uma trilha de capacitação voltada para empreendedores de diversos segmentos que desejam desenvolver habilidades para estruturar, apresentar e comercializar suas próprias palestras, oficinas e cursos — sempre com base em vivências reais, saberes adquiridos e propósito.
“Essa demanda surgiu no ano passado, quando identificamos que muitos clientes tinham o desejo de palestrar e aprimorar habilidades de comunicação. Após o teste com o Palestrante Parceiro e os feedbacks positivos, decidimos lançar o produto para o mercado, oferecendo a outros empresários a oportunidade de passar por essa jornada”, explica Leila Albuquerque, analista do Sebrae Alagoas.
A trilha aborda temas como comunicação, oratória, construção de narrativas, posicionamento e marca pessoal, e acontecem em três encontros formativos. Ao final, os participantes terão acesso a um ensaio fotográfico profissional e apresentarão seus pitches desenvolvidos ao longo da capacitação para Gabriela Sóstenes, doutora em Fonoaudiologia.
“Esperamos contribuir para o fortalecimento dos pequenos negócios, ajudando os empreendedores a gerar novos produtos, como soluções educacionais, e a se posicionar como autoridades em suas áreas, com uma comunicação mais empática e segura”, destaca Leila.
Você é sua marca
O primeiro encontro da trilha aconteceu na última terça-feira (22), conduzido por Keyla Gabrielle, mentora de marketing digital. A oficina, intitulada “Você é sua marca”, tratou da importância de assumir o protagonismo das próprias histórias por meio da construção da marca pessoal, do posicionamento estratégico e da mentalidade empreendedora.
“A marca pessoal é o que realmente se sobressai, trazendo humanização e conexão. As pessoas se conectam com pessoas. Um estudo recente da HootSuite mostrou que empresas com lideres ativos na internet são 23% melhor recebidas do que aquelas que não contam com esse elemento. Grandes empresários estão migrando para o digital justamente para se tornarem protagonistas de suas marcas”, explicou Keyla.
A oficina também trabalhou aspectos como autoestima, autoconfiança e presença digital. “A base da liderança é a autoestima. Quando o empreendedor entende isso, ele passa a projetar sua marca com mais responsabilidade. E o palco pode ser qualquer situação: uma reunião, uma live ou um grande evento. Estar preparado para essas oportunidades é o mais importante”, reforça.
Entre os participantes da trilha está Pamela Arruda, publicitária e Agente Local de Inovação do Sebrae. Ela conta que se inscreveu no programa por enxergar na trilha uma nova perspectiva para empresários e pela vontade de superar um desafio pessoal.
“O que me motivou foi minha dificuldade em falar em público e manter o foco. Às vezes, me perco no raciocínio ao tentar expor uma ideia. Quero aprender técnicas que melhorem minha concentração, minha dicção e minha fluidez. Minha expectativa é sair mais preparada e confiante para me comunicar”, relata Pamela.

Próximos encontros
-
A trilha de capacitação Você no Palco continua com mais dois encontros:
29/07 — Oficina “Storytelling e IA”, com Lyana Munt, analista do Sebrae e especialista em Comunicação e Marketing. A oficina trará ferramentas de inteligência artificial para auxiliar na criação de narrativas e estratégias de apresentação.
06/08 — Oficina “Comunicação Eficiente”, com Gabriela Sóstenes, especialista em voz e doutora em Linguística. O encontro abordará técnicas de expressão corporal, uso da voz e clareza na fala em vídeos, apresentações e interações com o público.

